MENU







 

 

CRÍTICAS

Relatório: Estação de Tratamento

Toda cidade deve ter sua estação de tratamento de água.
Então, nós alunos do Projeto Água da Escola Cabianca, fomos visitar a estação de tratamento de água de nossa cidade, Araras - São Paulo, que foi fundada em 1954, e é conhecida como SAEMA (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras).
Nossa cidade tem um consumo de 41 a 45 milhões de litros de água por dia, durante a semana, e de 37 a 38 milhões de litros, nos finais de semana.
Segundo informações que recebemos, os dias em que ocorre um maior consumo de água são de segunda e sexta-feiras.
Diversas reformas e ampliações ocorreram desde sua inauguração e a nossa ETA (Estação de Tratamento de Água) sempre busca melhorar as suas instalações a cada dia.
Em nosso município existem três reservatórios que fornecem água para a estação de tratamento:
· Barragem Hermínio Ometo
· Barragem Tambury
· Rio Mogi-Guaçu
A importância desses três reservatórios é que, caso ocorra falta de energia ou poluição em um dos três reservatórios, ou um crescimento da população, é quase nula a possibilidade de faltar água. Há, ainda, uma previsão de se construir mais um reservatório na região conhecida como Água Boa.
Agora, vamos falar sobre as etapas da purificação dessa água:
Na estação de tratamento, a água passa por um tanque incial, onde se misturam as soluções de cal e de sulfato de alumínio, além do cloro, que tem ação bactericida. As duas primeiras substâncias absorvem as partículas sólidas (impurezas) que estão na água e vão se juntando e formando flóculos que ficam na superfície.
Passada essa etapa, a água vai para o tanque de decantação em que a água ali fica por volta de duas horas e as partículas de impurezas, sob a forma de flóculos, ficam mais pesadas do que a água e vão para o fundo.
Desse tanque, a água passa é captada pela superfície e passa por um filtro composto de areia e cascalhos de vários tamanhos. Esse filtro é formado por várias camadas: uma camada de cascalho grosso, uma camada de cascalho fino, uma camada de areia grossa e outra de areia fina.
Nessas camadas do filtro a água deixa suas impurezas que não se decantaram no tanque anterior e também possíveis odores, uma vez que existe também no filtro uma quantidade de carvão ativado.
Mesmo filtrada, a água ainda conter certos micróbios prejudiciais a saúde; por isso, ela recebe mais um depósito de cloro, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação.
Esse processo de colocar cloro na água é chamado cloração. Terminando esse processo a água é purificada e vai para o reservatório, onde fica guardada para ser distribuída posteriormente para todas as caixas de água nos diversos setores de nossa cidade.
Podemos perceber que através de todo esse processo, desde a purificação até a distribuição da água em nosso município, o quanto somos privilegiados por ter uma estação de tratamento como o SAEMA.

Alunas : Josenilda e Renata Silva


Foto da estação de tramento de água de Araras